​O procurador João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, do Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPCSE), e o secretário Estadual da Educação (Seduc), Zezinho Sobral, se reuniram para discutir o Pacto pela Educação em Sergipe. O encontro aconteceu nesta quinta-feira, dia 22, no gabinete do procurador.

Bandeira de Mello, que é um dos coordenadores do Pacto pela Educação, tratou com o secretário as medidas que serão executadas no próximo ano, como o monitoramento das ações e resultados de alfabetização; a promoção de estudos e ações voltadas ao incentivo e aprimoramento das políticas de busca ativa escolar; e a colaboração com o desenvolvimento e promoção da formação em gestão escolar de diretores escolares e coordenadores pedagógicos. 

Na oportunidade, Bandeira de Mello destacou as ações em prol do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O tema, inclusive, foi alvo de debate na segunda-feira, dia 19, com os demais atores envolvidos na Educação de Sergipe. Para o procurador, o esforço precisa ser coletivo e contínuo. 

O secretário Zezinho Sobral relatou junto com o procurador do MPCSE o cenário das estruturas educacionais, o quantitativo de alunos na rede pública, o corpo técnico de professores e profissionais nas unidades escolares. 

Ainda na reunião, o procurador aproveitou para contar da imersão para o estudo de modelo educacional no município de Sobral, no Ceará​ – promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). Bandeira de Mello expôs a experiência de sucesso e destacou a importância da promoção de educação de qualidade com equidade.

Texto: Mayusane Matsunae